Pois é, três ou mais programas homebrew fazem isso. O mais simples e popular é o DSOrganize e é nele que se foca este tutorial.
Prós:
+ O DS você põe no bolso e ouve pela casa toda, com fones de ouvido.
+ Uma playlist tem cerca de 10KB, não precisa entupir seu cartão com MP3.
+ Volume ajustável até 4x o normal.
Contras:
- O hardware do DS tem taxa de transferência muito limitada, e a RAM do DS é pequena e de baixa velocidade, então quanto maior o bitrate da rádio, maior a quantidade de buferização do DSOrganize. Em tempo, ao passo que uma rádio de 128kbps leva um tempão enchendo 100% de buffer, toca uns 3 segundos até zerar e enche de novo, uma rádio de 22kbps enche 200% e toca constantemente. Logo, ganha-se estabilidade em troca de qualidade do som. Mas quem quer qualidade ouve FLAC, não é mesmo?
- O DS pesa pacas no bolso, mesmo o lite.
PLS ou M3U?
O DSOrganize aceita ambos os tipos de playlist. Vou usar a forma mais simples de ouvir ambos.
Ingredientes:
1 Nintendo DS;
1 DSOrganize instalado no flashcard, de preferência a versão mais atual. Não vou ensinar a usá-lo, use a busca;
1 Computador com acesso à rede;
1 Access point. Roteador wi-fi, adaptador USB, hotspot, qualquer coisa, desde que seu DSOrganize possa acessar a web;
Arquivos de playlist PLS ou M3U;
2 Neurônios aptos a trabalhar;
1 Adulto.
Modo de preparo:
Coloque os arquivos de playlist em qualquer lugar no cartão, abra pelo gerenciador de arquivos do DSOrganize. Ele vai se conectar, encher 100% da buffer, no mínimo, e começar a tocar. Na tela aparecem o título e informações da rádio.
SHOUTcast:
Indo a http://www.shoutcast.com/ você encontra uma diversidade de rádios, em diversos bitrates e formatos de streaming. Escolha uma de bitrate baixo, digamos 24kbps e clique no botão "Tune In" à esquerda. A playlist será baixada e vai começar a tocar no programa associado, Winamp ou Windows Media Player são os mais comuns no Windows.
Se você clicar no botão "Tune In" com o botão direito e escolher "Salvar Destino/Link como...", pode salvar o arquivo "shoutcast-playlist.pls" direto para o cartão.
Ou melhor, crie uma M3U!
Criando uma M3U:
No Winamp, enquanto executa uma rádio online, faça ALT+3, o atalho das propriedades.
No Windows Media Player, vá a Arquivo > Propriedades para ver o endereço da rádio.
Copie a URL da rádio e cole num novo arqu?ivo de texto.
O Bloco de Notas é burrinho, só sabe salvar arquivos de texto TXT. Então ou você salva com extensão .m3u e muda o tipo de arquivo para "Todos os arquivos" ou coloca o nome com extensão .m3u entre aspas duplas: ". Salve isso lá em seu cartão.
Você pode até por várias rádios em uma só playlist e mudar entre elas com L e R. Basta colar uma URL de rádio por linha na M3U.
O formato PLS também suporta múltiplas rádios, mas é mais burocrático usar.
Se você já é familiar com o DSOrganize, a M3U pode ser criada lá mesmo. Basta criar um novo arquivo com extensão .m3u e apertar Y para editá-la, digite os endereços e salve.
Como dito, existem mais programas que fazem isso, mas o DSOrganize é simples pacas
Nenhum comentário:
Postar um comentário